sexta-feira, 6 de maio de 2016

Workshop na Faculdade de Americana – FAM


Participei como palestrante na 13ª Semana da Comunicação sediada na FAM Faculdade de Americana entre os dias 26 a 28 de abril de 2016, dos cursos de Tecnologia em Design Gráfico, Comunicação Social e Publicidade e Propaganda.

Vale comentar a minha alegria como professor e coordenador do curso de Tecnologia em Design Gráfico, já que a identidade visual da semana da comunicação foi feita através de concurso interno entre os cursos participantes, a participação dos alunos de Design Gráfico foi massiva com trabalhos de ótima qualidade, técnica, refinamento e excelência. Como não poderia ser diferente, eles ganharam. Contudo, a maior dificuldade era escolher qual representaria a semana já que era impossível escolher um ganhador, com ajuda da coordenação de  Comunicação Social e Publicidade e Propaganda, mais o NICOM (Núcleo Integrado de Comunicação e Marketing da FAM), conseguimos escolher não o vencedor (já que todos mereciam vencer) mas o que representaria  a semana.
O workshop a qual ministrei com o tema: “Desenho Volumétrico” foi muito gratificante pelo entusiasmo dos participantes e pela diversidade de alunos de outros cursos.

Abancamos pela explicação de Santaella e Nöth (2008) que dividem o mundo das imagens em dois domínios (domínio das imagens como representações visuais e domínio das imagens imateriais), continuamos com Wong (1998), Wells, Quinn e Mills (2012) e Bugay (2004) sobre o significado, importância e os elementos do desenho.

Comentamos sobre os princípios da animação clássica, princípios básicos do desenho tridimensional, sobre a técnica do “Chiaroscuro” (tenta reproduzir na pintura a passagem da luz que ocorre nos objetos reais, simulando assim seu volume), introduzida por Leonardo da Vinci, falamos ainda sobre projeção dos elementos de uma sombra e finalmente sobre luz escultural (muito utilizada por Michelangelo e Burne Hogarth), para entendermos como criar e desenvolver o volume nos desenhos.



Explicando a construção das personagens através das primitivas e como aplicar volume por meio da luz, sombra, traço e cenários. Então partimos para a parte prática o que gerou muitos desenhos interessantes, foi uma noite agradável com muita arte.


Nenhum comentário: