sexta-feira, 17 de junho de 2016

Moana: Nova Animação da Walt Disney Pictures - A Lenda do semideus MAUI - parte 1

Depois que fiz o post da nova animação da Disney: Moana – fiquei muito interessado no semideus Maui (o da foto ao lado), pesquisando descobri um pouco mais sobre essa mitologia tão interessante que vou dividir em duas partes. Espero que gostem.


Estórias e Lendas Māori

Māori é uma cultura oral rica em estórias e lendas. A história da criação Māori descreve a formação do mundo pela separação violenta de Ranginui, o Pai do Céu, e Papatuanuku, a Mãe Terra, por seus filhos. Muitas esculturas e obras de arte Māori retratam graficamente esta luta.
Pescando uma Ilha
A criação da Nova Zelândia é descrita pela lenda de Maui. Este Deus conseguiu, entre outras coisas, a aproveitar o sol para tornar os dias mais longos. Contudo, a sua maior reivindicação à fama foi ter pescado a Ilha do Norte, que é descrita como “Te Ika a Maui” (o peixe de Maui).
Um olhar sobre um mapa aéreo da Ilha Norte vai mostrar quão perto ela se assemelha a um peixe. Na crença Maori acredita-se que o extremo norte da Ilha como sendo a cauda do peixe e Wellington Harbour a boca.
As Lendas Māori descrevem a Ilha Sul, como a “waka” (canoa) de Maui e Stewart Island (Rakiura) como sua “punga” (âncora).

A Lenda de Maui

A lenda Maui encarna a idéia do Pacifico Sul de um herói, embora não seja um Deus, ele era talentoso, inteligente e andou entre os reinos dos deuses e dos homens. A mitologia Māori e Polinésia inclui numerosas lendas de Maui pescando terras novas, a Ilha Norte da Nova Zelândia foi a maior.
Com a ajuda de seus irmãos, o herói mítico Maui pesca “Te Ika-roa-a-Māui (o grande peixe de Māui) – conhecido como a Ilha norte da Nova Zelândia. Em algumas tradições, sua waka (canoa) tornou-se a Ilha Sul, conhecida como Te Waka a Māui. Em outras, é conhecida como Nukutaimemeha, e é dito que residem no cume de Hikurangi, a montanha ancestral da tribo Ngāti Porou.
Maui é o talentoso, valente, semideus sobrenatural da mitologia, tradição e folclore da Polinésia, responsável pela pesca da Ilha Norte de Aotearoa, nome da Nova Zelândia no idioma Māori.
Embora não sendo um Deus ele era iluminado, inteligente e corajoso com poderes sobrenaturais que lhe permitiram superar as façanhas dos homens comuns.
Ele possuía uma mente inquieta e nunca estava satisfeito até receber as respostas às suas perguntas. Um especialista em jogos, quando ele jogou um dardo isso foi mais longe, quando ele empinou uma pipa era a mais alta e quando ele pescava, ele traria para casa cestos cheio enquanto seus irmãos apenas alguns.
Maui adquiriu poderes mágicos e andou entre os reinos dos deuses e dos homens. Ele era um semideus com algumas das limitações da humanidade, mas com habilidades que lhe permitiram ter uma medida de controle sobre as forças da natureza.

Atos sobrenaturais

O natural e o sobrenatural combinam nos mitos de Maui. Depois de um nascimento e educação milagrosos ganhou o carinho de seus pais sobrenaturais, ensinou artes úteis à humanidade, laçou o sol e domesticou o fogo. Maui finalmente encontrou a morte ao tentar matar a deusa da morte, Hine nui-te-po.
Diz a lenda que Maui poderia assumir formas à sua vontade, a favorita era a de kererū ou pombo torcaz. Agora, uma espécie de ave protegida, o kererū faz sua casa em florestas nativas em toda a Nova Zelândia.
Em uma tradição, o lendário malandro Maui se transformou num kererū (pombo-torcaz) para voar atrás de sua mãe. Muitas tradições Maori mostram um relacionamento íntimo e místico entre seres humanos e natureza.
... Bom vamos continuar na parte 2
Até breve!

Nenhum comentário: