sábado, 11 de setembro de 2010

Nada como Ócio Criativo

Estava eu (naqueles dias que nada dá certo) parado, atordoado o famoso “dia daqueles”. Quando fiquei de frente ao micro, e comecei a riscar e pintar alguma coisa…Quando de repente saiu esses desenhos nada como o Ócio Criativo.

Todos os desenhos e personagens criei na hora.

Pra quem não sabe o que é o Ócio Criativo vai um pequeno resumo:

O Ócio Criativo é título de um livro do sociólogo do trabalho italiano Domenico De Masi e é também um revolucionário conceito de trabalho que o autor define através da intersecção entre três elementos: trabalho, estudo e jogo.

  • Trabalho (economia): é o trabalho em si, as funções necessárias ao cumprimento de uma tarefa.
  • Estudo: é a possibilidade se obter conhecimento através do estudo constante, utilizando os recursos que a sociedade digital proporciona, como o uso da internet, por exemplo.
  • Jogo: é o espaço lúdico de lazer, brincadeira e convivência que deve estar presente em qualquer atividade que se faça. É a forma de evitar a mecanização do trabalho, dando-lhe "alma".

Quando o indivíduo consegue unir estes três pontos, ele está praticando o Ócio Criativo, que é uma experiência única e que proporciona uma melhor adaptação para as necessidades da sociedade pós-industrial, respeitando a individualidade do sujeito e proporcionando mais alegria e produtividade ao próprio trabalho.

darci campioti- n grito texto 

darci campioti - mágico caps 100

darci campioti - caps - certo

Nenhum comentário: