segunda-feira, 13 de abril de 2020

Técnicas de Animação

Vou fazer um pequeno resumo de cada tópico e colocar os vídeos de exemplo.


Onion skinning

É o processo que permite visualizar o quadro anterior como se ele estivesse sob uma película de “casca de cebola”.

Esta técnica originou-se dos animadores tradicionais que usavam a “pele da cebola” para ver os desenhos subjacentes, copiando algumas partes deles e alterando outras para dar a impressão de que algumas delas estariam fixas e outras se movendo.



Cel Shading

É um método de texturização na animação onde o objetivo é obter um efeito de pintura, fazendo o 3D parecer 2D.



Animação Direta

É quando o desenhista cria as poses já na mesma ordem que serão exibidas, uma após a outra.

Nesta forma de animação, os movimentos tornam-se mais soltos e criativos, porém é difícil o controle de tempo de ação em função dos espaços ocupados pelos personagens dentro da cena.

Animação Pose a Pose

Nesta forma de animar, o desenhista preocupa-se em desenhar inicialmente as posições básicas que determinaram a ação do personagem.

Estas posições são denominadas posições chaves.


Este método é mais prático e permite um grande controle dos tempos de ação e dos espaços que o personagem ocupa no cenário.



Rotoscópio

É um dispositivo que permite aos animadores redesenhar quadros de filmagens para ser usado em animação.

Pode ser usado para animar seguindo uma referência filmada.

Ele pode ser considerado um desajeitado precursor da moderna captura de movimento digital.



Cromaqui ou Chroma-Key

Literalmente “Chave de Cor”.

É uma técnica de sobreposições de imagens que recorta tudo o que for de uma determinada cor num canal, normalmente um fundo azul ou verde, e substitui pela imagem de outro canal.

Chroma Key é uma técnica de efeito visual que consiste em colocar uma imagem sobre uma outra através do anulamento de uma cor padrão, como por exemplo o verde ou o azul.



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