quarta-feira, 18 de março de 2009

VAMOS COMEÇAR COM TUDO


Depois de um longo e tenebroso inverno, estou de volta e com ânimo redobrado para dar continuidade (para falar a verdade começar) , trazendo matérias, dicas de desenho as tiras famosas de Jack e Melvin e muito mais.

Como vocês me pediram estou fazendo um breve relato da História das Histórias em quadrinhos que inclusive é o título de um livro que ao lê-lo mudou meu modo como Arte-educador de ministrar minhas aulas de quadrinhos, é necessário sabermos a base daquilo que pretendemos estudar.

História da História em Quadrinhos foi escrita pelo mestre Álvaro de Moya (que vou fazer um breve relato da vida dele) pela editora Brasiliense – 1993 – no relato sobre esse autor tem a capa do livro.


Segue, o texto sobre um dos primeiros precursor da História em Quadrinhos no mundo, muito dos historiadores o consideram o primeiro, ele é:


Rudolf Töpffer (Genebra, 31 de Janeiro de 17998 de Junho de 1846) foi artista gráfico e escritor suíço, considerado um dos pioneiros no gênero de histórias em quadrinhos. O seu livro mais importante foi a Histoire de M. Vieux Bois (História do Sr. Pau Velho"), que foi publicado a 14 de Setembro de 1842 nos Estados Unidos, com o título The Adventures of Mr. Obadiah Oldbuck, e que é considerado o primeiro livro de história em quadrinhos publicado naquele país.

O desenho acima é dele.

Nenhum comentário: