terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Asterix (parte II)

Estava eu, pensando em fazer uma pesquisa sobre o Asterix (já que comemora-se seus 50 anos), quando me ocorreu de procurar na Wikipédia (que algumas pessoas [?] cismam em falar que é uma droga) e achei tudo que precisava, seria fácil só colocar o link e pedir para acessarem, mas como eu leio tudo que posto…aprendi muito. Uma leitura grande eu sei, mas vale apena (se voce for ou não fão do baixinho)

Asterix, ou Astérix, (em francês: Astérix) é o protagonista da série de arte sequencial francesa Asterix, o Gaulês, criado em 1959 por René Goscinny e Albert Uderzo. Seu nome vem de asterisk, asterisco em francês.

imagem extraída: www.asterix.co.nz/characters/gauls/asterix.htm

Asterix é um guerreiro gaulês, que no ano 50 A.C. vive numa aldeia da Armórica que resiste bravamente á ocupação de Júlio César e o Império Romano. Essa aldeia tem um druida, Panoramix, que prepara uma poção mágica que dá força sobre-humana.

Filho de Astronomix e Pralina, Asterix nasceu no mesmo dia que seu melhor amigo, Obelix (embora em Obélix e Companhia se comemore apenas o aniversário de Obelix). Ele é pequeno porém corajoso, e um dos mais sábios e sãos habitantes da aldeia (conhecida por "aldeia dos loucos"), e por isso geralmente é designado para missões. Sua idade não fora determinada, embora apenas se saiba que ele não participou da batalha de Alésia.

imagem extraída:crelorosae.no.sapo.pt/bedeteca.htm

Asterix é solteiro, e embora não tenha sido introduzido um interesse romântico para ele (ao contrário de Obelix, apaixonado por Falbala), o gaulês aparecera por duas vezes afetado por um beijo, por Falbalá em Asterix Legionário e por Latraviata em Asterix e Latraviata.

Uma característica marcante do visual do personagem é seuFicheiro:Casco galo.svg capacete alado, com as asas alterando-se junto com o humor do personagem.

As primeiras publicações surgiram na revista Pilote, logo no primeiro número a 29 de Outubro de 1959. O primeiro álbum Asterix o Gaulês, foi editado em 1961. A partir do qual, começaram a ser lançados anualmente.

As histórias de Asterix foram traduzidas (até o momento) para 83 línguas e 29 dialetos, incluindo o português europeu/brasileiro e o mirandês, sendo muito populares na Europa, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, América do Sul, África e Ásia. Porém não são ainda tão conhecidas nos Estados Unidos da América e no Japão.

Até os dias de hoje foram lançados 33 álbuns com o personagem, um dos quais é uma compilação de histórias curtas. Asterix também inspirou 11 adaptações para cinema (8 de animação e 3 de imagem real), jogos, brinquedos e um parque temático.

imagem extraída:libromanic.com/category/books/

Fora interpretado no cinema por Christian Clavier (2 filmes) e Clovis Cornillac (um filme). Asterix é dublado em francês por Roger Carel. No Brasil, Carlos Silveira faz o personagem (exceto em Astérix et les Vikings, por Rodrigo Scarpa).

imagem extraída:serakipresta.wordpress.com/2008/10/

Nome original
Astérix

Nascimento
85 AC

Falecimento
Desconhecido

Origem
Gália (Armórica)

Sexo
Masculino

Características
Inteligencia
Super força, velocidade e resistência (quando toma a poção mágica)

Amigo(s)
Obélix
Panoramix

Inimigo(s)
Júlio César

Criado por
Albert Uderzo
René Goscinny

Série
Astérix

Álbum(s)
33

Primeira aparição
Nº 1 da Pilote a 29 de Outubro de 1959

Editor(es)
Dargaud
Albert René
Hachette

site oficial:http://www.asterix.com/index.html.de

fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: