quinta-feira, 21 de outubro de 2010

ARQUIVOS SECRETOS (parte I) Criação

Logo arquivos secretos

Os Arquivos Secretos Darci Campioti ou “ASDC” foi criado (a pedido), para mostrar um pouco o meu processo de criação e finalização dos meus projetos.

Tentarei mostrar um “passo-a-passo”, para isso vou começar com um projeto totalmente novo… vamos entender alguns pontos.

1º – Quando se é contratado para fazer uma ilustração

2º – Ilustração com projeto específico

3º – Ilustração livre-criação

No 1º ponto você é direcionado pelo cliente, sua liberdade de expressão é limitada pelas necessidades do cliente, portanto se faz necessário o uso de um briefing (um conjunto de informações, uma coleta de dados passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho. O briefing deve criar um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, é como mapear o problema, e com estas pistas, ter idéias para criar soluções.)

2º ponto, você tem um projeto no qual quer participar, com por exemplo: salão de humor, editais, festivais e etc. A sua liberdade de expressão também tem uma limitação, não tão grande como no ponto 1, mas tem. Por exemplo se vamos participar de um salão de humor, temos categorias, tamanho da sua arte, quantidade, tema, material, foco e por aí vai.

3º ponto que chamo de livre-criação, quando não se tem compromisso com nada além de você mesmo.

É nesse 3º ponto que vou fixar esse post.

Uma observação se faz necessária, essa limitação na liberdade de expressão não é algo ruim mas focada.

Vamos começar… estava pensando em algo como os Cavaleiros do Apocalipse (Guerra, Fome, Morte e Conquista/Peste), tinha lido um livro sobre mitologia e acabei tendo essa idéia inicial.

• de um livro comecei a idéia.

Não queria fazer, exatamente, algo como os “Cavaleiros”, peguei a idéia de fim do mundo, mas não sou chegado em temas como “O FIM DE TUDO”, então peguei alguns elementos que compõe esse clima. Como bagunça, caos, confusão e pânico coloquei uma visão mais humorada.

• desenvolvimento da idéia

Então pensei em uma polícia Alienígena que veio a Terra para nos salvar, a pergunta é salvar do que?, por quê vieram?… eles acidentalmente tiveram uma embarcação sideral danificada e os monstros de incontáveis mundos teriam vindo pra cá, se sentindo na responsabilidade de ajudar enviaram esses policiais que são bem atrapalhados, mas os terráqueos não querem ajuda nesse assunto.

• Desenvolvimento do story line (em itálico)

Achei o assunto/tema interessante, comecei o processo de criação no sentido visual (design concept). Visitei o São Google, e pesquisei animais estranhos/exóticos, não quer dizer que usarei os animais para o desenvolvimento dos personagens, mas para que minha mente posa desenvolver formas diferentes mas funcionais, abaixo tabela dos animais pesquisados:

painel animais exóticos

01) aye-aye – 02) saiga – 03) cão de komodor – 04) almiqui – 05) equidna – 06) polvo dumbo – 07) coelho angorá – 08) tatu fada rosa – 09) tarsier – 10) shoebill – 11) hagfish – 12) jerboa – 13) addax – 14) peixe bolha – 15) orictéropo – 16) toupeira do nariz estrela

Para não ficar muito extenso, essa parte eu paro aqui e depois continuamos. Até breve.

Nenhum comentário: