sexta-feira, 15 de junho de 2018

Instituto de Artes Darci Campioti - Conhecendo os cursos - (11)

Gravura


Presente na produção artística desde meados do século XV, é uma técnica artística que consiste em talhar, escavar, corroer superfícies sólidas utilizando para isso ferramentas específicas.
Diferentemente do desenho, apresenta a possibilidade de reprodução artesanal por meio da impressão das imagens talhadas no suporte (a matriz, que pode ser de vários materiais os quais definem também a nomenclatura da técnica de gravura) sem perder, no entanto, a originalidade, visto que são cópias diretas da matriz original.
Todas as cópias produzidas por um artista são assinadas e numeradas normalmente nos cantos inferiores da impressão, com seguinte formato 1/100 (onde 1 é igual ao número da cópia e 100 é igual ao número de cópias impressas daquela gravura) por exemplo. Ou seja, quanto menor o número de cópias produzidas por um artista, maior seu valor.
Sobre o Curso
O curso/módulo Gravura do IADC foi desenvolvido como introdução e posterior aprofundamento das técnicas de gravura, oferecendo ao ingressante a possibilidade da experimentação e compreensão das ferramentas, suportes e técnicas.
Estudar, analisar e aprimorar métodos de criação e produção artísticos a medida que desenvolve sua própria linguagem expressiva na utilização da técnica.
Objetivo do Curso
O curso/módulo Gravura do IADC proporcionará ao ingressante a compreensão da gravura como linguagem artística específica, passando pelas técnicas mais tradicionais e a utilização das ferramentas e suportes pertinentes a cada uma de suas modalidades, bem como as formas de produção de impressões das cópias, tintas e papéis.
Durante os 06 meses oferecidos pelo módulo, o ingressante irá adquirir a capacidade de desenvolver, a partir de estudos e experimentações, sua própria produção e linguagem expressiva utilizando uma ou mais técnicas de gravura.






Nenhum comentário: