segunda-feira, 18 de junho de 2018

Instituto de Artes Darci Campioti - Conhecendo os cursos - (17)

Técnicas de Pintura

Pintar é o ato de preencher uma superfície com um pigmento pastoso, líquido ou em pó atribuindo matizes com o objetivo de representar esteticamente elementos figurativos e abstratos.
A pintura tem sua origem complementar aos desenhos rupestres e evoluiu a medida que as primeiras sociedades humanas se formaram.
Considerada a mais nobre modalidade dentro das Artes Visuais, pode apresentar uma diversidade de estilo, gêneros e temáticas nas representações da realidade, simbologia e abstração.
Das representações parietais nas cavernas, passando pelos murais egípcios, gregos e romanos, a pintura tem seu mais impactante momento durante a Renascença e desde então vem se transformando e atingindo novos patamares no uso de técnicas, ferramentas e suportes.
Sobre o Curso
O curso/módulo Técnicas de Pintura do IADC foi desenvolvido em 3 módulos como apresentação, introdução e posterior aprofundamento das técnicas de pintura e acompanhamento artístico, oferecendo ao ingressante a possibilidade da experimentação e compreensão das ferramentas, suportes e técnicas por meio de análises e estudos teóricos e práticos.
O ingressante será convidado a desenvolver sua visualidade e compreensão das ferramentas e suportes e como os pigmentos reagem e interagem com esses meios através do estudo e práticas de diversas técnicas a medida que desenvolve sua própria linguagem pictórica.
Objetivo do Curso
O curso/módulo Técnicas de Pintura do IADC proporcionará ao ingressante a compreensão da pintura como linguagem artística específica, passando pelas técnicas mais tradicionais e a utilização das ferramentas e suportes pertinentes a cada uma de suas modalidades.
Durante curso/módulo Técnicas de Pintura do IADC oferecido, o ingressante irá adquirir a capacidade de compreender as técnicas de pintura, suas ferramentas e suportes, pigmentos e reações à medida que revisita conceitos de luz e sombra, composição, teoria de cores, estética, harmonia e, a partir de seus estudos e experimentações, desenvolver sua própria produção e linguagem expressiva e pictórica utilizando uma ou mais técnicas.






Nenhum comentário: