segunda-feira, 4 de março de 2024

Desvendando os Segredos do Roteirista: Conhecendo os Termos-Chave do Audiovisual

🎬✨ Adentre o fascinante universo do storytelling audiovisual conosco no Instituto de Artes Darci Campioti! Em nosso novo post do blog, desvendaremos os mistérios por trás de termos intrigantes como "Sequel", "Prequel (Prequela ou Prelúdio)", "Spin-Off", "Remake" e "Reboot".

Conhecer esses elementos é como desvendar segredos de um roteiro, e a importância disso? Imensurável!

📜🚀 Em nosso curso de Roteiro, mergulhe fundo em dois módulos de seis meses cada, explorando desde os conceitos de linguagem visual até a arte de construir story-lines, plotagens envolventes, e a aplicação habilidosa de elementos narrativos. Desenvolva sua capacidade analítica desde o esboço até o roteiro finalizado, compreendendo a intricada estrutura narrativa para animação, histórias em quadrinhos e cinema. Venha criar narrativas que transcendem, no coração do Instituto de Artes Darci Campioti!

A partir dessa "tabela" vamos explicar os termos-chave:


Original
É o início de tudo, literalmente o primeiro filme, as vezes, sem a pretensão de sequencia ou franquia. Mesmo se esse filme for o início de uma sequência, ele ainda é considerado original.

Sequel
Como o nome sugere, significa sequência. Por tanto é muito intuitivo sua definição que é uma sequência, uma continuação da obra.

Prequel, Prequela ou Prelúdio
É uma produção que ocorre antes da obra original. Isso significa que ela narra uma história que ocorre antes da obra. Vale lembrar que a obra “Original” foi o primeiro filme, mas devido ao seu sucesso ou interesse do público fizeram um segundo filme contando a origem, que dá a impressão que é primeiro filme.


Spin-Off
É um desdobramento de uma obra. Ao contrário do “prequel” e “sequel”, ela não tem obrigação de fazer parte da cronologia da obra original. Em geral esse tipo de obra enfoca um ou vários personagens que roubaram a cena do filme ou série original, entretanto não eram os personagens principais, esse tipo de obra é desenvolvido, simplesmente, para atender o pedido do público.

Remake
Os remakes estão chegando aos cinemas cada vez com mais constância. Remake é o ato de "refazer" um filme. Normalmente uma obra mais antiga que possui uma boa história, personagens marcantes e que fizeram um relativo sucesso. Então um diretor, ou produtor quer passar para a geração atual essa história, que pode ou não ser atualizada ou modernizada ou até dar um novo olhar para a obra, vai depender muito da intenção ou conceito de quem vai produzir.

Reboot
O Reboot é referente a uma franquia e não de um filme só. Os reboots planejam criar uma nova franquia baseada na franquia original, com um detalhe interessante, ela não tem a necessidade de ficar atrelada ao enredo original, tendo a flexibilidade de criar novas histórias, novos personagens e repaginar o protagonista, porém utilizam personagens da franquia original.

 

🎓 #RoteiroCriativo #ArteSequencial #Storytelling #IADC #CursoDeRoteiro #DesenhoBásico #IADC #ArtesGráficas #ExpressãoVisual #HistóriaemQuadrinhos #CriatividadeSemLimites #darcicampioti #arteportodaaparte #toyart #espalhandoarte #cursodedesenho #escoladearte #escoladedesenho #desenho #arte #tecnicasdegrafite #sketch #conceptdesign #conceptart #professordearte #characterdesign #illustration #animation #comic #drawing #videoaula #aulaonline #personagem #hero #cartoon #pintura #drawing #institutodeartesdarcicampioti

Nenhum comentário: