sexta-feira, 31 de julho de 2009

Tiras Jach & Melvin

Tá certo que faz tempo que não postava eles, mas não precisava xingar…como pedido mais uma tira (OK, a próxima vai ser colorida)

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terça-feira, 28 de julho de 2009

UP – Altas Aventuras (parte II)

divulgaçaõ

Dia quatro (4) de setembro estréia a nova animação Disney – PIXAR.

Up – Altas Aventuras

Eu particularmente estou aguardando ansioso por essa animação, vendo alguns trailers eles mostram o tipo de roteiro que aprecio…você tem uma secessão de eventos interligados de maneira inteligente . Não é um filme que conseguimos adivinhar tudo nos primeiros cinco minutos.

O filme conta a história de Carl, um velho vendedor de balões que é viúvo e se vê obrigado a se mudar para um asilo. UPEle decide, então, realizar o sonho que não pôde concretizar com a esposa: viajar à América do Sul. 

Acuado pela explosão imobiliária em seu bairro e ameaçado de ser posto num asilo, Carl ata à sua casa balões suficientes para fazê-la voar. Sem saber, ele decola levando a reboque o garoto Russel, escoteiro cuja "promoção" dependia da tarefa de prestar auxílio a idosos. É o início de uma bela amizade.

Painel 1 copy

Dirigido por Pete Docter, também responsável por "Monstros S.A." (2001), codirigida por Bob Peterson, que escreveu “Procurando Nemo” e pelos roteiros de "Toy Story" (1995), de "Toy Story 2" (1998) e "Wall-E" (2008).

Só pela equipe de criação já dá para ter uma dimensão do que é o filme.

Untitled-2 copyoutras imagens Algumas cenas são impressionantes pela qualidade técnica, como profundidade, realismo, volume, etc.UP Uma das cenas que mais chamou minha atenção foi de uma paisagem áerea. Essa aí do lado a montanha em forma de “S” obriga o observador a “olha” a imagem num todo e graças ao balão conseguimos imaginar o quão grande é esse vale.

O cartaz de lançamento e/ou divulgação inicialPoster inicial é esse aí em baixo, mas a produção foi tão cuidadosa que confeccionol mais cartazez publicitários. Que conseguiram mostrar ao público os personagens da trama.

Todos posteres do filme 

Abaixo temos imagens dos principais personagens, na verdade falta o personagem que estimula a ação dos personagens principais.

imagens personagens trans copyTemos os esboços iniciais dos personagens, notamos que as idéias vão se aprimorando, se refinando. c1 c2

 

 

 

 

 

 

c3

c4

 

 

 

 

 

 

 

Uma imagem da produção muito interessante é essaoutras imagen 2; uma pintura mais artística com um jogo de luz e sombras em alto contraste.

Bom agora é esperar até o dia quatro (4) de setembro, valendo lembrar que terá a versão 3D, o que sem sombra de dúvida um grande chamaris a mais.

p.s. pode ser que eu até venha a ser deserdado… mas o Senhor Carl lembra muito o meu pai.

UP- Alta Aventura

O trailer já mostra a qualidade do desenho

Planeta 51 (parte III)

Infelizmente o aúdio está em inglês, mas ainda é muito legal.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Planeta 51 (parte II)

Esse é oprimeiro trailer (dublado), dá pra esperar algo bem interessante. Detalhe, prestem atenção no cachorro dos aliens....

bom divertimento

terça-feira, 14 de julho de 2009

Planeta 51

Iniciando (como prometido, e só agora cumprido), posts sobre cinema, quadrinhos, animação entre outros…

Vamos começar com uma animação da New Line…PLANETA 51.

Eu particularmente achei bem interessante os trailers (já tem dois), uma idéia muito interessante. Nós (seres humanos), sempre tivemos um certo receio no que se refere a uma invasão alienígena, esse é o enredo do filme, mas o mais interessante é que agora é o ponto de vistas dos “aliens” e nós passamos a ser os alienígenas, e toda a nossa fobia agora são deles. Abaixo cenas do filme:

Painel cenas Podemos notar a qualidade gráfica…está ficando difícil “achar” uma produtora de destaque, o que é muito bom…mas voltemos ao filme. A sinopse é mais ou menos essa:

O Capitão Charles “Chuck” Baker, que pousou no planeta achando que fosse o primeiro ser a colocar os pés por lá. Para sua surpresa, ele percebe que este planeta é habitado por
estranhos seres verdes e felizes, vivendo em um mundo inocente que lembra os anos 1950 (aqui da Terra).

O único receio daquele povo é ter seu planeta invadido por alienígenas como… Chuck!
Com a ajuda de seu robô companheiro “Rover” e seu novo amigo Lem, Chuck precisa correr para achar um caminho de volta, para escapar de lá, ou então se tornará uma peça permanente
do Alien Invaders Space Museum, no Planeta 51.

fonte:

www.portaldasnoticias.com

Como dubladores temos:

Dwayne Johnson (Escorpião Rei), Jessica Biel (Eu os Declaro Marido e… Larry), Gary Oldman (Harry Potter e a Ordem da Fênix) e John Cleese (O Dia em que a Terra Parou),

O texto é de Joe Stillman, que foi co-roteirista de Shrek e Shrek 2.

Animação dirigida por Jorge Blanc.

Só a data de lançamento ainda está duvidosa… resumindo fica entre dia 20 e 27 de novembro de 2009

fonte:

www.pipocacombo.virgula.uol.com.br

Abaixo os posteres do filme.

dois posteres

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Como fazer uma "defesa" de Mascote

Defesa Mascote IASDC*

Muitos estavam me perguntando como seria a “defesa” de proposta para um mascote para empresas. Lembrando que no Brasil, como em outras áreas, os empresários não conseguem visualizar o potencial estratégico de adotar um mascote para sua empresa.
Bom aproveitei para expor a defesa do mascote do Instituto de Artes.

Objetivo
Criação de uma mascote para o *Instituto & Studio de Artes Darci Campioti, para uso em sua identidade visual. A aplicação do mascote terá uso mais restrito, atuando em alguns impressos.
O mascote deve conter um ”appeal” e uma pregnância acentuada.
Itens da elaboração:
1º - Estilo
2º - Personagem
3º - Porque do personagem
4º - Cor do personagem
5º - Nome personagem e por que
6º - Logo nome personagem
7º - Cor logo personagem

1º - Estilo
Dentre os estilos classificamos os três de maior influência:
• Realista
• Caricato
• Mangá

A escolha foi por comparação e mercadológica, assim analisamos:

Realista – Trazer a tona um mascote que mantivesse suas características reais, poderia implicar na falta do “appeal” ou o seu uso fica mais restrito, principalmente no uso de personagens animais e colocaria em risco o uso de personagens “fantásticos”, apesar de não afetar pregnância. O uso de personagens humanos, poderia limitar seu uso na identidade visual do Instituto, apesar do uso de personagens humanos em um “traço” mais realista dificilmente são usados.
Mangá – O personagem criado nesse estilo tem uma aceitação boa, apesar de o público maior ser o feminino de 10 a 20 anos. Por outro lado há uma resistência por parte de alguns pais e igrejas concernentes ao mangá, fundadas ou infundadas, essa resistência afeta o uso do mangá, já que o público do Instituto tem em sua maioria, adolescentes, tendo seus cursos pagos pelos pais. Então descartamos esse estilo.
Caricato – Nossa opção está alicerçada, no uso desse traço, visto que a grande maioria de mascotes se encontre nesse estilo. A dúvida séria em qual categoria iria apoiar a criação do mascote, visto que o estilo caricato tem uma gama enorme de variação,(traço franco-belga, realista estilizado, retro, traço Disney, new retro, infantil, etc..) e dentro dessas variações existem ainda subdivisões.
Avaliamos que o traço infantil seria o mais apropriado, tendo em vista o uso de linhas curvas para maior identificação com o público aumentando seu “appeal” e pregnância.
Desse modo, conseguiremos também atingir os pais , adolescentes e as crianças.

2º - Personagem
Definido o estilo de desenho, agora teríamos que identificar o personagem apropriado para o Instituto. Teríamos como opção: Animal, mineral, vegetal, humano, fantástico e abstrato.
Descartamos de imediato o mineral pela dificuldade de um “appeal” e de pregnância, como poderia sugerir outra informação, em seguida, foi o vegetal pois poderia remeter, fácil, para outro segmento. O abstrato não teria um entendimento imediato e até na criação e suas facetas seria difícil de controlar.
O “fantástico”, provavelmente não teria as informações necessárias para uma leitura rápida e poderia demonstrar que o Instituto teria somente uma linha de trabalho, afetando assim o efeito do mascote.
Ficamos com duas categorias animal e humano. Para esse último decidimos que seriam crianças ou adolescentes, mas são usados em geral para escolas de inglês. Optamos então para o animal.
Agora deveríamos identificar qual animal. Gostaríamos de um animal que não fosse muito utilizado, depois de algumas pesquisas, chegamos à conclusão que usaríamos o Camaleão.

3º - Porque do Personagem
O camaleão tem muito haver com os objetivos do Instituto.
Uma dessas características é sua capacidade de adaptação, vemos que o Instituto também possui essa característica, já que seus professores, são atuantes na área de desenho, sempre observam e se adaptam com os estilos novos e tendências para que seus alunos possam ter um curso sempre atualizado. Se adaptar para as necessidades dos alunos para que possam absorver o máximo dos cursos.
Outra característica desse animal, é sua capacidade ocular, que gira em seu eixo 360º . O que se iguala ao Instituto pois sempre está presente e de “olho” no mercado, que por vezes, indica grandes oportunidades aos alunos, como também o que acontece no mundo dentro da área de artes e principalmente de história em quadrinhos. Dentro do campo da visão, o camaleão, quando vai pegar sua presa, fixa um olho nela e o outro gira para ver se não corre risco,comparativamente, o aluno é o foco principal, o seu aprendizado é nossa meta e objetivo, por isso um olho focado sempre no aluno e o outro observando, incansavelmente a busca de novos recursos e oportunidades.
Temos também o lado folclórico:
Na simbologia de algumas tribos africanas, o camaleão é um animal sagrado, ele é visto como o criador dos primeiros homens. Nunca é morto, e quando é encontrado no caminho, tiram-no com precaução, com medo de maldições.
Na Amazônia, encontrar um camaleão indica bons fluídos: estes animais indicam boa sorte, e matá-los traz mal agouro.
Recentemente pesquisas falam ainda mais sobre nosso mascote:
Camaleões desenvolveram a habilidade de mudar de cor para tornarem-se mais visíveis, e não, como se acredita popularmente, para esconder-se mimetizando-se à paisagem ao redor, sugere um estudo de cientistas australianos e sul-africanos. O réptil muda de cor por uma variedade de finalidades: comunicação, camuflagem e controle de temperatura. Entretanto, a razão primordial por que eles desenvolveram esta habilidade permanecia desconhecida. Escrevendo na revista científica PLoS Biology, cientistas dizem que o motivo era transmitir mensagens a outros camaleões. "(Nossa pesquisa) sugere que os camaleões desenvolveram esta mudança de cores para transmitir mensagens, repelir rivais ou atrair parceiros, e não para mimetizar-se a uma maior variedade de ambientes", disse o co-autor do estudo, Devi Stuart-Fox, da Universidade de Melbourne.
Habilidade de mudar de cores dramaticamente evoluiu como estratégia de facilitar a comunicação e a socialização, e não a camuflagem.

Fonte: BBC Brasil
Dentro desses contextos acreditamos que o camaleão é o personagem mais representativo e significativo.


4º- Cor do personagem
As cores usadas no personagem, são as cores que representam o Instituto em sua identidade visual, que são:
Vermelho, azul e branco, acrescentou-se o verde.
Nas áreas de brilho menos intensas, acrescentamos o alaranjado.
Assim produzimos um conjunto de cores que desencadeiam emulações positivas que são agradáveis e estimulantes. As cores foram utilizadas da seguinte forma:

No tronco e parte frontal e nos braços e mãos da personagem foram utilizada as cores vermelho e alaranjado (área de brilho)
Vermelho - sugere motivação, atividade e vontade. Ele atrai vida nova e pontos de partida inéditos. O vermelho está associado ao calor e à excitação, com a iniciativa e a disposição para agir, com o espírito de pioneirismo que nos eleva. Persistência, força física, estímulo e poder são seus traços típicos. Afetuosidade e perdão são duas belas qualidades dessa cor, assim como a prosperidade e a gratidão. E a paixão que nos motiva.
Cor quente, com natureza extrovertida. Essa cor estimula a vitalidade e energia em todo o organismo vivo e, quando houver indolência, estimula a atividade. O vermelho traz vigor às funções físicas e atenua a inércia, a melancolia, a tristeza, a depressão e a letargia. Essa cor transfere a energia necessária à reconstrução e à fortificação do corpo.
Alaranjado - assim como o vermelho, a cor alaranjada é expansiva e afirmativa; contudo é mais construtiva. O alaranjado reflete entusiasmo com vivacidade impulsiva e natural. Essa cor traz a boa saúde, vitalidade, criatividade e alegria, assim como confiança, coragem, animação, espontaneidade e atitude positiva frente à vida. Comunicação, movimento e iniciativa geralmente são elementos dessa cor.

Na parte posterior da cabeça e nos pés
Azul - é uma cor terapêutica, que relaxa, acalma e esfria. Pode ser associado à lealdade, integridade, respeito, responsabilidade e autoridade. O azul-escuro e profundo é uma cor que remete a integridade e honestidade.
Nos olhos
Verde - reflete participação, adaptabilidade, generosidade e cooperação. Essa cor atenua as emoções, facilita o raciocínio correto e amplia a consciência e compreensão. Ela é a imagem da segurança e da proteção. E simboliza esperança, perseverança, calma, vigor e juventude.
Branco - remete a paz, sinceridade, pureza, verdade, inocência, calma. Contém todas as cores, é purificador e transformador. Representa o amor divino, estimula humildade e imaginação criativa, sensação de limpeza e claridade.

Observação importante 1– apesar de todo o estudo sobre estilo, personagem e cor, o mais importante é que o mascote terá uma personalidade, com todos os problemas, alegrias e tristezas. A parte psicológica é tão ou mais importante que a visual.
Observação importante 2 - criamos um impacto visual no tronco do personagem, onde o olho se retém por alguns segundos, pois cria uma confusão visual fazendo os olhos percorem o desenho. Esse impacto visual é causado, pois o tronco tem a aprência de roupa mas está pintado com o tom de pele (vermelho), assim a pessoa investiga novamente todo o desenho fazendo que a leitura seja repedida, forçando uma memorização. Como também provocar discussões a respeito desse assunto.

5º - Nome personagem
A escolha do nome teria que refletir a imagem do mascote e ao mesmo tempo ser de fácil entendimento, mas a idéia, dessa informação seria subjetiva.
Escolhemos o nome de Lorenzo, normalmente o nome se escreve Lourenço, mas ao pronunciar há um declínio na última sílaba, alteramos para “zo”, para manter o mesmo ritmo fonético.
Significado: Forma espanhola de Laurêncio. (latim) O coroado de louros.
Verbete: louros
S. m. pl. Fig.
1. Glórias, triunfos, lauréis: os louros da vitória. [Var.: loiros.]
Esse nome representa Instituto, reafirmando seus triunfos.

6º - Logo nome personagem
Por ser uma criação de uma mascote com uma finalidade única que seria a representação gráfica do Instituto e por esse ter métodos diferenciados e únicos, optamos por desenvolver a própria fonte a ser utilizada.
O logo remeterá aos moldes da era de ouro dos quadrinhos (década de 60 até 70), para uma assimilação com os pais, e uma leitura simples e elegante, direta e objetiva, com um grande “appeal” e pregnância.
Caso tenha a necessidade de inserir um texto de apoio, como exemplo: “Turma do...”, indicaríamos uma fonte cursiva e colocada entre as letras “L” e “O”.

7º - Cor logo personagem
A cores no círculo cromático foram às análogas entre amarelo-verde e vermelho, fazendo uma policromia, justaposta de maneira deliberada para que seus elementos individuais quando visto no todo dêem a sensação de um degradê.
Das cores:

Verde - natureza, primavera, fertilidade, juventude, desenvolvimento, boa sorte, esperança.
Amarelo - velocidade, concentração, otimismo, alegria, felicidade, idealismo.
Alaranjado - energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo, ludismo.
Vermelho - paixão, força, energia, amor, liderança, alegria.

Espero que tenha ajudado a entenderem como fazer a defesa de um mascote, mas vale lembrar que tudo aqui apresentado demandou tempo e pesquisa um briefing bem elaborado. O visual do personagem foi a parte mais trabalhosa, acredito que todo o trabalho tenha atingido o objetivo.
Até mais…daquele que anda de dia e que a força estejam com vocês, e lembrem-se: Quem vigia os vigilantes?