segunda-feira, 20 de junho de 2016

Moana: Nova Animação da Walt Disney Pictures - A Lenda do semideus MAUI - parte 2

Bom a continuação da lenda do semideus: MAUI

Maui pescador de terras

Há inúmeras lendas Polinésias sobre Maui pescando terras novas, Te Ika a Maui (a Ilha Norte da Nova Zelândia) foi a maior.
Desprezado pelos seus quatro irmãos, Maui seriam deixado para trás quando eles foram pescar. Então, secretamente ele fez um anzol de um osso maxilar ancestral mágico. Então uma noite, ele penetrou na canoa de seus irmãos e se escondeu sob o piso.
Foi quando os irmãos estavam longe da vista da terra, e encheram o fundo de sua canoa com os peixes que Maui se revelou. Então ele tirou o anzol mágico e jogou sobre o lado da canoa recitando encantamentos mágicos.
O gancho foi fundo e mais fundo no mar até que Maui sentiu que o gancho tinha tocado alguma coisa. Ele puxou delicadamente e muito abaixo do gancho pegou rápido e junto com seus irmãos trouxe o peixe para a superfície.
Maui advertiu seus irmãos a esperar até que ele tivesse apaziguado Tangaroa o deus do mar antes de cortar o peixe. Eles cansaram de esperar e começaram a cortar pedaços para si próprios. Estes são agora os muitos vales, montanhas, lagos e costões rochosos da Ilha do Norte.
Há muitos nomes de lugares em toda a Nova Zelândia associados com esta lenda Maui em particular, incluindo a Ilha Sul, que também é conhecida como “Te Waka a Maui” ou a canoa de Maui e Stewart Island ou Rakiura também conhecida como “Te Punga a Maui” ou a âncora de pedra de Maui.
Hoje, a proa esculpida da waka Maui forma as intrincadas vias navegáveis de Marlborough Sounds. “Pou” (mensagens esculpidas) perto de Waikawa se apresentam como protetores na proa da grande canoa.
Em torno da base das encostas cobertas de floresta, as águas límpidas e enseadas de areia dos fiordes oferecem um cenário poético para caiaque, canoagem, caminhadas e mountain bike.

A mais nova terra e as mais antigas lendas


A história Maui é dita que contém um grande número de mitos únicos e antigos, mais antigos do que os de qualquer outro personagem lendário da mitologia de qualquer nação. Há cerca de 20 lendas Maui ao todo.
As lendas Maui não são só diferentes de qualquer outro país, elas também são únicas no caráter das ações registradas.
Maui pelo pacífico
Aotearoa, Nova Zelândia é um dos três centros das lendas Maui, os outros são Hawaii e Tahiti. Maui também aparece no folclore de Tonga, Fiji, Samoa e Tokelau, bem como em muitas outras ilhas do Pacífico Sul. Apesar da dispersão geográfica, as histórias continuam a ser essencialmente as mesmas hoje.
Foi muito legal... Espero que tenham gostado.

Nenhum comentário: