Uma modalidade de animação que utiliza modelos reais em diversos
materiais, dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar, ou especificamente
massinha plasticina (1).
No cinema o material utilizado tem que ser mais
resistente e maleável, visto que os modelos têm que durar meses.
Pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente
24 quadros (frames) (2).
Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro.
Estes quadros são posteriormente montados em uma película
cinematográfica, criando a impressão de movimento.
Nesta fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala
ou música.
Um dos muitos filmes feito com a técnica de stop motion
foi à animação "O Estranho Mundo de Jack" (1993), de Tim Burton.
Exemplos de filmes em stop motion:
- Vincent
(1982);
- James
e o Pêssego Gigante (1996);
- A
Fuga das Galinhas (2000);
- A
Noiva Cadáver (2004);
- Wallace & Gromit – A Batalha dos Vegetais
(2005);
- Mary
e Max – Uma Amizade Diferente (2009);
- Coraline
e o Mundo Secreto (2009);
- O
Fantástico Sr. Raposo (2009);
- Minhocas,
O Filme (2011);
- Frankenweenie
(2012);
- Os
Boxtrolls (2014);
- Kubo
e as Cordas Mágicas (2016).
São várias as vertentes do cinema criado com esta
ideologia, majoritariamente trabalhos de animação, pelo o que os trabalhos
ficam com um toque característico distinto.
Alguns termos usados:
(1) Plasticina
Plasticina é um material moldável, tendo sua utilização
muito apreciada na confecção de personagens e cenários de animações.
(2) Frame
Conjunto de quadros (imagens) que formam um filme por inteiro.
Um frame tem cerca de 0,05 segundos (20 quadros por segundo).
A ideia de sobrepor um conjunto de imagens veio inicialmente da ideia (errada)
que a sensação (2a) de movimento é devido a sobreposição de imagens em nossas retinas.
Atualmente sabemos que, na verdade, a sensação de movimento
tem a ver com o movimento phi e com o movimento beta.
(2a) sensação
Vivência simples, produzida pela ação de um estímulo
(externo ou interno: luz, som, calor, etc.) sobre um órgão sensorial, transmitida
ao cérebro através do sistema nervoso.
Embora por vezes se considere a sensação como o ponto departida
para a construção da experiência e do saber, ela não é, no entanto, um dado
imediato da consciência:
A sensação só se apresenta ao nosso espírito sob uma
forma mais complexa, a forma de percepção.
Apenas podemos falar de sensações nas percepções se as
considerarmos em si mesmas, sem considerar o que significam.
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