terça-feira, 19 de junho de 2018

Instituto de Artes Darci Campioti - Conhecendo os cursos - (16)

Storyboard


          Presentes em todas as pré-produções de audiovisual – filmes, novelas, animações, etc. – o storyboard consiste em uma série de requadros de formatos específicos organizados, interpretando e representando visualmente o roteiro e as visões do diretor, incluindo planos de enquadramento, ângulos e movimentos de câmera, ambientação e iluminação, e tem como objetivo mostrar a toda a equipe o que se espera de cada cena que será registrada.
Os requadros ainda podem ser acompanhados de breves descrições dos acontecimentos da cena, sons ou movimentos que serão necessários.
Como uma das etapas fundamentais, o storyboard é também um intermediário na análise e organização dos equipamentos de filmagem, facilitando os processos.
Atribuída sua criação a George Meliés (1861 - 1938) e posteriormente no formato que utilizamos hoje a Webb Smith (1895 - 1950), o ilustrador ou quadrinista responsável pelo desenvolvimento do storyboard em uma produção deve ser eficiente tanto na interpretação textual quanto na representação da narrativa visual.
Sobre o Curso
O curso/módulo Storyboard do IADC foi desenvolvido para os interessando em aprofundar seus conhecimentos e em atuar neste capo da produção gráfica, desenvolvendo sua intepretação narrativa e suas técnicas de produção.
Propõe também uma introdução ao conhecimento e aos meios técnicos de produção audiovisual assim como suas características específicas.
Objetivo do Curso
O curso/módulo Storyboard do IADC proporcionará ao ingressante a compreensão e experimentação prática das produções de storyboards a partir de estudos e análises de materiais e roteiros.
Durante os 06 meses oferecidos pelo módulo, o ingressante irá adquirir a capacidade ler, analisar e interpretar visualmente roteiros por meio de exercícios práticos, desenvolvendo as habilidades específicas de narrativas visuais e de produção do storyboard e o senso crítico e especificidade em relação aos meios para os quais o storyboard será produzido.







Nenhum comentário: